O Ano Internacional da Química

O ano de 2011 foi escolhido para ser o Ano Internacional da Química (AIQ) na 63ª sessão da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). O Ano Internacional da Química com o slogan “Chemistry: our life, our future” é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), com o objetivo de celebrar as grandes conquistas da Química e as suas contribuições para o bem-estar da humanidade. O ano de 2011 celebra o 100º aniversário do prêmio Nobel da Química concedido a Marie Sklodowska Curie (1867-1934), pela descoberta dos elementos rádio (Ra) e polônio (Po), o que segundo a ONU, é uma grande oportunidade para celebrar a contribuição das mulheres à ciência. Assim, o AIQ será marcado por vários eventos comemorativos, que certamente será uma oportunidade de aproximar a sociedade da Química.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Universidade Federal de Viçosa destaca-se na Reunião Anual da SBQ

Representantes da Universidade Federal de Viçosa tiveram participação destacada na 34ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), realizada em Florianópolis, de 23 a 26 de maio, com mais de 4.500 participantes, que apresentaram cerca de 4 mil trabalhos científicos em diversas áreas de conhecimento que envolve Química. O tema do evento foi “Química para uma vida melhor”.

Participaram da reunião 57 pesquisadores do Departamento de Química (DEC) da UFV, sendo 16 professores, 22 estudantes de pós-graduação e 19 estudantes de graduação do Curso de Química. Os representantes da UFV apresentaram 34 trabalhos científicos em forma de pôster e sessões coordenadas.

Dentre os diversos pesquisadores estrangeiros estiveram presentes no evento a Presidente da União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac), professora Nicole Jeane Moreau que falou sobre as ações da Iupac no ano Internacional da Química. Falou ainda como toda a comunidade química internacional, incluindo os químicos brasileiros, pode atuar para aumentar continuamente a divulgação dessa ciência entre toda a sociedade, que ainda possui uma visão estereotipada da química. Na oportunidade, o professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, do DEC, membro associado da entidade desde 1989, discutiu com a presidente e com o diretor executivo da Iupac, professor Terry Renner, meios de divulgar a associação entre os estudantes de química brasileiros.

Outro ponto importante do evento foi a homenagem feita a quatro pesquisadoras brasileiras como forma de celebrar o centésimo aniversário do Prêmio Nobel de Química concedido, em 1911, à cientista Marie Curie. Dentre as homenageadas encontra-se a professora da UFMG, Dorila Piló Veloso, que mantém colaboração contínua há 20 anos com pesquisadores do DEQ.
Na seção de lançamento de livros, chamou atenção o livro Introdução à Química Orgânica, editado pela Pearson Education do Brasil, de autoria do professor Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, cuja obra se encontra na segunda edição e é referência na área em todo o Brasil.

Na avaliação do chefe do Departamento, professor Antônio Jacinto Demuner, a cada ano a inserção nacional e internacional do DER UFV tem aumentado, em função das pesquisas de ponta que tem sido realizadas por vários grupos que atuam no programa de Pós-Graduação em Agroquímica. Dentre esses destaques, ele ressalta a premiação do trabalho Determinação de cobalto em bateria Ni-Cd através da análise em fluxo utilizando sistema aquoso bifásico, desenvolvido pelo grupo de pesquisa do DEQ coordenado pelos professores Luis Henrique Mendes da Silva e Maria do Carmo Hespanhol da Silva. Participaram do trabalho os estudantes Guilherme D. Rodrigues (doutorando) e Leandro L. R. Lemos (mestrando) do Programa de Agroquímica.

A participação dos pesquisadores do DEQ no evento (fotos) contou com apoio da Fapemig e da administração da UFV. Outras informações sobre o evento podem ser obtidas na página da SBQ: www.sbq.org.br.
(JPM - Fonte: A. J. Demuner)

Nenhum comentário:

Postar um comentário